segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O enigma de Kaspar Hauser



Nome Original 
Jeder für sich und Gott gegen all (Cada um por si e Deus contra todos)
Ano
1974
Gênero
Drama biográfico
Classificação
14 anos 
Diretor
Wenner Herzog
Roteiro
Wenner Herzog; Jacob Wassermann
Produção
Wenner Herzog
País da produção
Alemanha Ocidental 
Idioma
Alemão
Elenco
Bruno Schleinstein; Walter Landengast; Brigitte Mira; Willy Semmelrogge...  


Sinopse:

O filme é inspirado na história real de Kaspar Hauser, uma criança alemã encontrada na primeira metade do século XIX. Sua origem misteriosa e as diversas narrativas a seu respeito são ainda motivo de controversas entre historiadores. No filme, Kaspar Hauser é criado em um porão, isolado do convívio social, por um homem misterioso, sendo alimentado com pão e água. Esse homem lhe ensina apenas algumas palavras e gestos . Hauser tem dificuldade em andar e pronuncia algumas poucas palavras. Depois de um tempo, esse homem o leva para a cidade de Nuremberg, onde o abandona lhe deixando uma carta, endereçada ao oficial da Guarda. Kaspar Hauser é, inicialmente, preso em uma torre. Entre os moradores, surgem rumores de que ele está ligado à nobreza. O rapaz não se mostra perigoso e é acolhido pelas pessoas daquela cidade. Em dois anos, Hauser amplia seu vocabulário, aprendendo música, jardinagem e tricô. No entanto, parece não compreender as convenções de sua época, principalmente, as ligadas à sociedade, religião e ciência, não se adaptando ao contexto. 

Alguns aspectos e temas psicológicos para análise e discussão:

Uma  leitura dos aspectos psicológicos do filme pode ser realizada pela perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, procura-se discutir as características psicológicas do personagem Kaspar Hauser, considerando as diversas motivações históricas e sociais, determinantes para o seu desenvolvimento psicológico. Esses aspectos podem ser tematizados em:

A relação entre maus-tratos, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo.

A formação histórica e social da mente de Kaspar Hauser: a questão do isolamento social.

A questão da linguagem e sua influência no desenvolvimento das funções superiores: uma leitura a partir da abordagem vygotskiana.

Pensamento concreto e Pensamento abstrato: uma discussão sobre o pensamento de Kaspar Hauser.


Da relação entre Zona de Desenvolvimento Proximal, internalização e aprendizagem: a importância da transmissão cultural do conhecimento pela linguagem. 


A tendência interpretativa da Frenologia no século XIX: uma discussão em História da Psicologia.


A questão do reducionismo naturalista e sua relação com as abordagens psicológicas: uma leitura crítica a partir das problemáticas da Psicologia Histórico-Cultural.



Artigos sobre o filme:


1. Análise vygoskiana do filme O Enigma de Kaspar Hauser 

Autores e ano: Sachette e Brisolara (2013)

Link do artigo: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/4180/3212



 2. O Enigma de Kasper Hauser (1812?-1833): uma abordagem psicossocial

Autor e ano: Saboya (2001)

Link do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65642001000200007&script=sci_arttext


Algumas curiosidades:



  • O ator Bruno S., que interpreta o personagem Kaspar Hauser, foi descoberto por Herzog em um documentário em 1970. Bruno S. foi um filho não desejado de uma prostituta, tendo sofrido abuso da mãe na infância e passando parte da sua existência em hospitais e hospícios.
  • O Enigma de Kaspar Hauser participou do Festival de Cannes de 1975, ganhando o Prêmio Especial do Júri. 
  • O filme se tornou uma das mais famosas obras do diretor Wernner Herzog. 


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